Antes de conquistar a otimização de seus resultados, empresários e vendedores precisam consertar os erros em vendas que cometem no dia a dia — muitas vezes, sem perceber!
É fundamental entender que, antes de realizar qualquer venda, é preciso conquistar a confiança de seu cliente e entender seu problema — para, então, oferecer a solução ideal no momento certo.
Trouxemos 6 erros que não podem ser cometidos na hora da venda.
- DESCONHECER SEU PÚBLICO-ALVO
Definir o perfil do potencial cliente ajuda a conhecer suas dores e necessidades.
Ter claro o nicho que irá trabalhar, se especializar neste segmento para desenvolver vantagens diante dos concorrentes.
- DEIXAR DE ANALISAR SEUS CONCORRENTES
Um dos erros comuns é não fazer um levantamento sobre os serviços prestados pelos outros profissionais da mesma área. Sem essas informações, você terá dificuldades em fazer um comparativo com aquilo que você oferece.
A partir dessa análise, por outro lado, você pode identificar diferenciais e aproveitar essa vantagem na hora de vender seu produto ou serviço. Caso contrário, é a chance de adequar sua oferta de serviços para aumentar a possibilidade de fechar mais vendas.
- NÃO FAZER FOLLOW UP DE VENDAS
Outro grande erro é não acompanhar a evolução do processo de vendas, o que pode fazer com que você perca a oportunidade de fechar negócios.
Trata-se de uma estratégia com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da jornada de um potencial cliente e utilizar ações que o levem a fechar negócio com você. Muitas vezes, essa abordagem mais ativa é o que falta para finalizar a venda.
- NÃO SABER NEGOCIAR
No momento de negociar valores com o cliente é importante pensar no lucro do seu negócio. Porém, também é necessário estar aberto à possibilidade de oferecer um preço inicial e aumentar os valores ao longo do tempo.
Um erro comum é não saber como negociar, principalmente por dificuldades para demonstrar o valor do trabalho, não apenas o preço. Quando o profissional apresenta as vantagens ddo serviço, o custo deixa de ser o mais importante, pois o cliente tende a focar nos benefícios da contratação.
- NÃO APRESENTAR PROVA SOCIAL
Às vezes, os profissionais deixam de apresentar provas sociais (depoimentos) por não entender o potencial dessa estratégia. Contudo, se você tem clientes que apresentaram satisfação com seu produto ou serviço, vale a pena mostrar esses dados.
Com uma boa apresentação, a técnica ajuda o futuro cliente a tomar uma decisão positiva. Afinal, ele conseguirá visualizar, de forma concreta, como o serviço pode ajudá-lo.
- NÃO MOSTRAR O VALOR DO SEU TRABALHO
O último erro é não mostrar o diferencial do seu trabalho. É importante deixar claro para o cliente as diferenças para o serviço tradicional. Também é necessário mostrar como a solução vai ajudá-lo a alcançar, definitivamente, o sucesso no negócio.
Mostre os benefícios dessa estratégia e como ela ajuda nos processos decisivos, sempre considerando informações concretas. Assim, o potencial cliente pode se interessar ainda mais pelo seu trabalho.
Agora que você conheceu 6 erros comuns na venda, adote medidas para evita-los.
CONCLUSÃO
Cada pessoa possui suas características pessoais e, por isso, todo consumidor é diferente. Mas os cuidados com as vendas é algo imprescindível.
Identificar e corrigir esses recorrentes erros em venda vai potencializar as operações de sua empresa e, consequentemente, atrair melhores resultados financeiros.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Se você precisa de mais tempo para vender seu produto ou serviço, uma contabilidade online facilitará o seu trabalho.
A equipe MVON Contabilidade aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online:
(41) 99716-0089 / e-mail: contato@contadoresforadacaixa.com.br