Atualmente no Brasil somam-se um total de 92 tributos, distribuídos entre taxas, impostos, contribuições e contribuições de melhoria, de acordo com a lista presente no site Portal Tributário. E diante deste grande número, fica difícil para quem não é do ramo da contabilidade, entender exatamente quais impostos precisam ser pagos dependendo de sua profissão exercida ou tamanho e segmento de empresa.
Tradicionalmente, nos modelos de governos se utilizam duas formas de tributação: a direta e a indireta.
A direta se refere as taxas aplicadas diretamente sobre renda, patrimônios ou consumo. Como por exemplos, o Imposto de Renda, a contribuição previdenciária sobre o salário, o IPTU e o IPVA. O Imposto de Renda é direto porque incide diretamente sobre a renda da pessoa: quanto maior a renda, maior o o valor do tributo.
Já as indiretas são aquelas aplicadas sobre o preço final dos produtos, como no caso do ICMS, que sendo um imposto indireto, incide apenas sobre a parcela da renda utilizada para o consumo. Se a pessoa, em vez de comprar, resolve poupar, ela acaba não pagando os impostos indiretos. Por isso, apenas indiretamente ele consegue incidir sobre o patrimônio da pessoa.
Mas em meio a tantos tributos, valores, cálculos, como saber qual a sua empresa precisa pagar para estar em dia com os compromissos legais?
A tributação para empresas ou pessoas jurídicas no Brasil é classificada em três grupos: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. E se você está perdido em relação aos cálculos desses tributos, e quais sua empresa precisa pagar e não consegue se organizar para realizar os pagamentos com assertividade e dentro dos prazos permitidos, a MVon está aqui para oferecer o melhor suporte em sua contabilidade!
O grupo MV conta com 38 anos de experiência na área contábil e oferece com a MVon a praticidade do serviço contábil online. Entre em contato agora mesmo e comece a desfrutar desse serviço que entregará mais lucros e mais economia para sua empresa, sanando todas as demais dúvidas que você precisar.