Armazenar dados em nuvem pode parecer estranho em um primeiro momento e despertar diversas dúvidas sobre seu funcionamento. Mas para resumir e facilitar a compreensão, armazenamento em nuvem é a tecnologia que possibilita usuários e empresas armazenar, manter e acessar dados em servidores disponíveis na web.
Funciona como um serviço pelo qual computadores ou dispositivos móveis podem enviar ou acessar informações, basta estar conectado à internet.
Google Drive, iCloud e OneDrive são alguns exemplos de armazenamento em nuvem conhecidos por terem alta disponibilidade, ou seja, funcionamento ininterrupto, sem apresentar problemas técnicos que possam causar perda de dados.
Mas como a contabilidade online utiliza o armazenamento em nuvem?
É simples, ao atuar com a contabilidade totalmente online, todos os dados e processos que serão feitos ao longo dos trabalhos especializados, ficarão armazenados em nuvem para facilitar e agilizar qualquer processo necessário. Estando disponíveis para o acesso de quem estiver acompanhando a contabilidade da empresa.
Na MV On são utilizadas as seguintes plataformas: Conta Azul (facilitadora de gestão e controle financeiro), Arquivei (automatização de processos contábeis), Sistema Sage (automatização de monitoramento e gestão personalizável dos processos financeiros) e Google Drive (armazenamento e organização de dados online).
O armazenamento em nuvem contribui para facilitar os trabalhos, conseguindo ampliar o entendimento sobre a contabilidade, neste caso, para todos que se envolvam nessa área, fornecendo melhores e mais seguras formas de organizar dados importantes. Há também a organização visual das informações para apresentar em possíveis planejamentos e projeções.
Vantagens de trabalhar com armazenamento em nuvem
Custo reduzido e menos dispositivos de armazenamento: Com espaços amplamente abertos na internet, não é necessário acumular inúmeros HDs externos que podem ser perdidos, ou ainda, corrompidos, levando a perda total de dados que estejam contidos naquele dispositivo. O pagamento pelo uso das plataformas dependerá do fluxo de dados e informações, mas os valores não são exorbitantes e muitas delas contam até com serviços gratuitos.
Garantia para não perder dados: Com o armazenamento em nuvem é possível contar com garantias de servidores que oferecem planos de recuperação de dados ou a duplicação de informações que evitam completamente a perda de dados.
Mobilidade: Manter dados em nuvens possibilita o acesso em qualquer horário e de qualquer dispositivo, seja celular ou computadores. Conectado a internet, não é necessário sair de casa para ter acesso a dados importantes da sua empresa. Este benefício é fundamental para quem trabalha com agilidade e otimização.
Colaboração: Se for necessário, é possível que mais de uma pessoa possa ter acesso aos dados e informações mantidas em nuvem. Em uma empresa, por exemplo, todos os responsáveis que precisam ter o acesso aos dados do setor financeiro, conseguem visualizá-los sem maiores dificuldades.