Com toda a certeza, a contabilidade para médicos é essencial para o crescimento do negócio. Já que o sucesso de um empreendimento da área de saúde depende não apenas da qualidade dos serviços prestados. Mas, também de uma gestão financeira assertiva.
Por isso, a MV ON preparou esse artigo para esclarecer sobre a necessidade de contratar uma empresa especializada em contabilidade para os profissionais médicos.
Como funciona a contabilidade para médicos?
Saiba que a contabilidade para médicos é uma ferramenta de gestão estratégica, que gera inúmeros benefícios para os prestadores de serviços de saúde. Isso porque consegue oferecer informações confiáveis e em tempo real sobre a saúde financeira do negócio.
De fato, a contabilidade é uma parte essencial para que os profisatendam a todas as exigências legais, evitando problemas com a fiscalização da Receita Federal. Além disso, é fundamental para assegurar uma economia com o recolhimento de impostos.
Isso porque os serviços contábeis incluem todas as atividades relacionadas com a escrituração contábil e trabalhista, além da movimentação financeira do negócio.
Nesse sentido, todos os relatórios contábeis e financeiros, bem como a gestão tributária e fiscal, são realizados com maior eficiência. Com isso, assegura a conformidade legal da empresa e permite reduzir custos com o recolhimento de impostos.
Certamente, uma das maiores vantagens da contabilidade para a área de saúde, é oferecer informações confiáveis e em tempo real sobre a saúde financeira do negócio. Isso porque ao realizar as atividades com maior eficiência, consegue gerar dados de melhor qualidade.
O que é de extrema importância para a gestão financeira, como também para a elaboração do planejamento fiscal e tributário. Visto que o papel da contabilidade é atender as especificidades da área de saúde e oferecer suporte para a tomada de decisão estratégica.
Quais os serviços são realizados por uma contabilidade para médicos?
A contabilidade para médicos realiza todos os serviços relacionados com a escrituração contábil e movimentação financeira da empresa. Além de oferecer suporte para a tomada de decisão estratégica com informações confiáveis e em tempo real. Veja a seguir:
1.º – Definição do regime tributário adequado para os médicos
Para a definição do regime tributário, é necessário ter em vista que o médico pode atuar como profissional autônomo (PF) ou como profissional pessoa jurídica (PJ). Nesse sentido, a empresa especializada efetua os cálculos para identificar a alternativa mais adequada.
No caso do médico atuar como PJ, será necessário analisar qual o enquadramento tributário oferece maiores benefícios. Já que são três regimes a serem considerados nessa análise: o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
2.º – Elaboração do Planejamento Tributário
Saiba que o planejamento tributário tem uma grande importância para obter economia com a redução de impostos, em conformidade legal. Ou seja, dentro do que estabelece a lei. Além disso, assegura o cumprimento de todas as taxas e obrigações fiscais.
Portanto, a contabilidade para médicos gera inúmeros benefícios, que asseguram a saúde financeira do negócio, além de apoiar a tomada de decisão com informações estratégicas. Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade.